Sobre o Curso

Essa capacitação é destinada em especial aos policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, agentes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), servidores municipais e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos municípios que integram a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) III, que congrega 10 municípios da região.

O coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues Silva, esclarece que o curso não é voltado apenas para agentes de segurança pública, mas também a qualquer cidadão. “Os membros dos Consegs do município e das cidades vizinhas também estão convidados, pois a participação da sociedade é de extrema importância à melhoria da qualidade da segurança pública”, pontuou.

Também podem participar da formação, os membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública das cidades que integram a Risp III, que são os municípios de Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Feliz Natal, União do Sul, Vera e Cláudia.

“Esta é a 2ª etapa do ciclo que deverá ocorrer em todas as Regionais de Segurança Pública do Estado, o primeiro foi em Primavera do Leste em agosto deste ano”, destacou o coordenador estadual da Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues Silva.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, pontuou a importância dos Consegs que colaboram com as ações de segurança e qualidade de vida da comunidade. “Os conselheiros têm feito trabalhos formidáveis, relevantes e imprescindíveis à segurança pública em cada município do nosso gigantesco estado de Mato Grosso”, pontua o secretário.

 

Programação

Serão oito horas cursos com abordagem aos seguintes temas: Polícia Comunitária e Sociedade – Polícia Comunitária Comparada; Mobilização Social Comunitária; Segurança Pública e Conselhos Comunitários de Segurança Pública; e Gestão pela Qualidade na Segurança Pública.

O curso contará com palestrantes como o delegado de Polícia aposentado, Gênison Brito Alves Lima, que é mestre em Sociologia pela UFMT e autor do livro “Bastidores de um Conselho de Lutas” e o próprio coordenador estadual da Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, que também é mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e autor do livro “Polícia Comunitária em Mato Grosso: tensão entre Estado e Sociedade”.

As aulas também serão ministradas pelo coronel PM RR Júlio Martins de Carvalho, que é especialista em Segurança Pública e Polícia Comunitária; tenente PM Alex Sandro da Silva Valério, bacharel em Direito, Tecnólogo em Polícia Ostensiva e Tecnólogo em Segurança Pública e a tenente-coronel PM Emirella Perpetua Souza Martins, com uma palestra sobre Violência Doméstica.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3613-5538 ou pelo Whatsapp (65) 99315-0298.

Encontro dos Consegs

Junto ao curso, também será realizado no dia (23.10) o Encontro Regional dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública da região Norte. A ideia é proporcionar aos integrantes dos Consegs um dia para compartilhar experiências positivas, formatação e estruturação dos novos Conselhos.