A rede municipal de Sorriso investe na melhoria da qualidade na educação e recuperação da defasagem escolar através do programa Ensina Mais Sorriso, que conta com avaliações diagnósticas bimestrais, bem como a devolutiva às escolas, para que sejam identificadas as dificuldades da rede e através dos resultados obtidos criar ações para intervir na melhoria do aprendizado.

Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, o programa estadual Avalia MT vem somar ao Ensina Mais Sorriso

"Essa avaliação irá, neste momento, agregar ao nosso programa de avaliação de ensino e fortalecer as futuras ações para pensarmos o ano de 2022. Acreditamos que contribuirá muito para o desenvolvimento de todos os alunos do município e do Estado de Mato Grosso”, frisa a gestora.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) foi desafiada a coordenar tanto a rede municipal, quanto a estadual no que diz respeito a Avalia MT. Uma equipe formada pelos professores Luciana de Souza Guerra, Jairo Brizola e Aline Borrego Soares, ficará responsável por capacitar todos os coordenadores, para treiná-los como multiplicadores com relação à aplicação das provas e ao plano de trabalho após os resultados da Avaliação.

“Temos certeza de que unidos conseguiremos traçar metas e melhorias para que possamos avaliar nossos alunos não só para medir avanços e retrocessos, mas também para traçarmos estratégias que diminuam as defasagens que a pandemia revelou. O aluno é de nossa total responsabilidade, independente de qual escola ele pertença”, explica Luciana.