Promovido pela OAB – MT, por meio da Comissão da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com o Coegemas, o evento aconteceu auditório da OAB-MT, em Cuiabá, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e debater com a sociedade, políticas sobre o tema nos âmbitos municipal, estadual e nacional e o fortalecimento da cidadania das crianças e adolescentes e a prevenção.

Participaram juízes de direito, promotores de justiça, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, operadores do direito e todos que fazem parte da rede de proteção às crianças e adolescentes.

O evento contou com quatro painéis temáticos que abordaram o combate à violência contra crianças e adolescentes, o papel do Estado na proteção das crianças e adolescentes, preconceito no âmbito escolar e outros. Durante o Simpósio os participantes fizeram um panorama dos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com os avanços, desafios e as dificuldades enfrentadas para a efetivação da lei.

“Um evento importantíssimo para falar sobre os direitos fundamentais da criança e adolescente. Quando trabalhamos unidos, o resultado é sempre positivo. Agradeço a todos os municípios que participaram e a todos que levaram conhecimento ao Simpósio, pois sempre temos algo a aprender. Gratidão ainda à Dra Tatiane Barros Ramalho, presidente da Comissão da Infância no Estado, pela parceria com o Colegiado Estadual e pelo carinho com que trata os assuntos relacionados ao direto da criança e adolescente”, disse Jucélia.

O Simpósio teve a parceria da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT) e o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.