“Muitas vezes, no ato da licitação, foi acertado um preço para um item, mas a atual oscilação da economia mostra que seria inviável manter aquele valor”, contextualiza, lembrando que o foco da Prefeitura é edificar obras de boa qualidade com economicidade, portanto, o preço justo é aquele viável para a empreiteira concretizar o que foi projetado e garantindo a utilização parcimoniosa dos recursos públicos.

Com a nova unidade, que fica bem pertinho do antigo prédio, será possível ampliar para 1,4 mil alunos a capacidade de atendimento da Escola São Domingos, onde estão matriculadas atualmente 750 crianças nos dois turnos.

A escola vai ter uma área total construída de 5.897,7 mil m², frente aos  4.966,30 m² inicialmente previstos, com um investimento de  R$ 8.760.853,05. Deste montante, R$ 5.700.00,00 foram obtidos por meio da operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal pelo programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e o restante são recursos próprios.

Nestes quase 6 mil m², serão dispostas 21 salas de aula, sala de reforço, espaço para atendimento educacional especializado (AEE), laboratório, laboratório de informática, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores, para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI) e almoxarifado.

Mais vagas

Com a mudança da Escola São Domingos para uma nova estrutura, o prédio atual, depois de reformado, também pode continuar sendo utilizado como unidade escolar, o que deve resultar em ainda mais vagas para a Região Leste.

“Aumentar o número de vagas escolares em uma cidade que cresce em ritmo acelerado é, sem dúvida, um de nossos grandes desafios, por isso, atuamos de maneira a potencializar nossas unidades escolares, construindo novos blocos onde há viabilidade para isso e novas escolas onde não é possível”, destaca o prefeito Ari Lafin.

Só para citar alguns exemplos, Ari lembra que ao todo, mais de 20 salas de aulas foram distribuídas em unidades escolares já existentes, como as escolas municipais  Vila Bela, Leonel de Moura Brizola, Francisco Donizetti de Lima, e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) Sonho Encantado, Caminhos do Saber e Espaço Criança (no Distrito de Boa Esperança).

Em obras, a Morada do Bosque, o Cemeis Terra Brasil, e as com gestão estadual  Cabo Dilceu Amaral (Militar) e Mário Raiter . Em breve, também deve ser iniciada a construção de uma unidade no bairro Rota do Sol, ramificando assim a oferta de ensino nos quatro cantos de Sorriso.