Furtado é graduado em Geografia e Pedagogia; pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo; especialista em PNL (Programação Neurolinguística) e em Psicopedagogia pela Universidade de Havana (Cuba) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O professor também é doutor em Ciências da Educação.

Além da palestra com Furtado, na quinta e sexta-feira (15 e 16) a formação terá continuidade. Na quinta, os coordenadores dos Cemeis e das Escolas Professor Rolf Bachmann, Geni Terezinha Forgiarini , Flor do Amanhã, Maria Teresa Paloschi e Matilde Luiza Zanatta Gomes terão um treinamento com a equipe técnica da Ômega Sistemas sobre o funcionamento do  sistema.  Na sexta-feira o mesmo treinamento será ofertado aos profissionais das demais escolas. Tanto no dia 15 quanto no dia 16 a capacitação será realizada na Unic pela manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, pontua que as capacitações ofertadas pela Semec são uma forma de propiciar a todos os profissionais da rede municipal oportunidade de aprimorar e trocar conhecimentos.