Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Um projeto do Hospital Regional de Sorriso tem acalmado o coração de muitas mamães que ainda carregam o "pacotinho de amor" na barriga. Por iniciativa do HRS, as futuras mamães são convidadas a conhecer o espaço de maternidade do hospital, onde darão as boas-vindas a quem aguardam com tanto amor. Na visita, elas conhecem o ambiente, a equipe clínica e já saem com muitas orientações.
E para que elas possam visitar tudo com tempo e tranquilas, a Secretaria de Saúde e Saneamento, oferta o transporte. "É uma ação muito humanizada do Regional; acalma, acolhe e orienta as mamães com muito carinho", elogia o gestor da Semsas, Luis Fábio Marchioro. As visitas são realizadas a cada quinze dias e dedicadas às gestantes atendidas por todas as Unidades de Saúde do Município.
A ação, baseada em muita informação, mas recheada de afeto, também integra as atividades da Comissão Integrada de Educação e Saúde (CIES) do Município.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).