O coordenador da Guarda Civil Municipal, Márcio Pires explica que a operação é uma resposta ao crescente número de infrações de trânsito, sendo que a maior parte delas foi registrada por câmeras de monitoramento da Central de Controle Operacional (CCO), da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

“O foco da operação não é o cidadão de bem que usa a motocicleta para lazer ou trabalho, mas sim aqueles que utilizam o veículo de forma imprudente e irresponsável, colocando em risco a vida dos demais usuários das vias públicas”, assinala.

“Todas as instituições da área da segurança pública estão trabalhando em conjunto para dar uma resposta rápida a sociedade. Essa integração demonstra a força do Estado e quem precisa temê-la é a bandidagem”, assevera o coronel PM da reserva remunerada e atual assessor de segurança da Semsep, Flávio Ramalho.

Responsável pela pasta, José Carlos Moura atribuiu a violência no trânsito ao ‘festival de irregularidades’ cometidos no perímetro urbano e também nos distritos.

“Não permitiremos que vidas inocentes sejam ceifadas pela imprudência de um pequeno grupo de transgressores. Se eles [motociclistas] querem usar seus veículos como armas, a partir de agora serão tratados como bandidos”, disse o secretário ao solicitar o apoio da população.

“A segurança pública é uma obrigação do Estado e um dever de todos. Seguindo essa premissa, conclamo a sociedade a fazer sua parte e denunciar aquele ‘engraçadinho’ que pilota em alta velocidade ou que empina sua moto em via pública e compromete a segurança de todos a sua volta”, concluiu.