“Mesmo estando dirigindo de forma regular, confesso que tomei um susto quando virei a esquina e me deparei com as viaturas. Mas quando o guarda se aproximou do carro ele me explicou que se tratava de uma abordagem orientativa. Aproveitei para esclarecer aquelas dúvidas de todo jovem motorista. Adorei a iniciativa. Eles estão de parabéns”, disse.

“A segurança no trânsito depende da conscientização de cada condutor. Quando maior o número de veículos, maior é o risco de acidentes. Daí a importância de uma direção atenta e defensiva”, afirmou o condutor Salles Fernandes.

Coordenador da Guarda Civil Municipal, Márcio Pires, explica que as ações de conscientização alcançam a todos os indivíduos do trânsito, e não apenas os condutores.

“Aumentamos consideravelmente o número de palestras em empresas e instituições públicas e privadas de ensino. Somente neste ano, mais de 700 estudantes já foram atendidos. Essas crianças e adolescentes saem da sala de aula conhecedores da legislação de trânsito e aptos a contribuírem no processo de fiscalização”, assinala.

Fiscalização preventiva

Segundo dados divulgados nesta semana pela Semsep, nos quatro primeiros meses desse ano já foram emitidos mais de 2,5 mil autos de infração no trânsito.

Liderando o ranking, com 742 notificações cada, estão as infrações por dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e permitir posse/condução do veículo à pessoa sem CNH, seguido por conduzir veículo com equipamentos de sinalização alterados (154), conduzir veículo sem equipamentos obrigatório (143) e conduzir veículo em mau estado de conservação (113).

Nesse mesmo período, 169 condutores foram detidos durante a operação integrada Lei Seca por dirigir sob influência de álcool.

“Em todos esses casos, o infrator coloca em risco a sua segurança e a integridade física dos demais usuários da via. Daí a necessidade do trabalho fiscalizatório para evitar as tragédias no trânsito”, reforça Pires.