Durante toda essa semana, os mais de 80 ônibus escolares, que realizam o transporte dos 5.253 alunos, da rede Municipal e Estadual de ensino, passaram por vistoria/inspeção veicular para o 2º semestre de 2023, que inicia na próxima segunda-feira (17). A ação foi executada pela Comissão Técnica de Fiscalização do Transporte Escolar, que integra o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e Guarda Municipal, seguindo a legislação de verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança necessários para a condução coletiva de transportes escolares.
Sorriso conta atualmente, com uma frota própria de veículos 100% renovada. Durante a checagem foram verificadas as condições de 40 itens de segurança, como: cintos, poltronas, extintores, pneus, sinalização, tacógrafos, dentre outros itens obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A inspeção acontece a cada seis meses e tem o objetivo de garantir maior segurança e qualidade no transporte dos alunos que precisam, diariamente, de locomoção até as unidades de ensino. A ação faz parte do cronograma de retorno das aulas no município, segundo a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.
“Toda nossa frota de ônibus já está devidamente checada, item por item, e apta a retomarmos o ano letivo com segurança. Essa é uma preocupação que a gente tem com nossos estudantes e os pais também, que tem a certeza de que seus filhos estão sendo transportados de forma responsável e segura” ressaltou.
A vistoria é realizada também nos veículos reservas, para casos de substituição, de acordo com uma das exigências da Administração, como destaca o diretor de Transporte Escolar, Gerson Cândido Ribeiro.
“Essa vistoria é obrigatória, além de muito importante. Nessa etapa são checados e testadas todas as questões logísticas e mecânicas de cada um dos transportes, dando ainda mais garantia de segurança aos estudantes sorrisenses, que ganham com o comprometimento e o cuidado da gestão” destacou.