Na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, nos períodos matutino e vespertino, a formação será destinada aos profissionais que atuam no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), viabilizado em parceria com o Sebrae e focado no empreendedorismo. Neste ano, o JEPP será desenvolvido nas escolas municipais Leonel de Moura Brizola, Matilde Luiza Zanatta Gomes (Assentamento Jonas Pinheiro), Leôncio Pinheiro da Silva, Vila Bela, Primavera (distrito de Primavera), Francisco Donizete de Lima , Jardim Bela Vista, e também nas escolas dos distritos de Boa Esperança e Caravágio. Para os professores destas duas últimas escolas, a formação será on-line.

Simultaneamente, na sede do Sicredi, haverá capacitação para os professores que vão começar a trabalhar com o projeto União Faz a Vida, também com foco no empreendedorismo e promovido em parceria com o Sicredi nas escolas municipais Rui Barbosa e Valter Leite.

Estes são apenas dois exemplos dos vários projetos desenvolvidos em parceria com outras instituições que buscam ir além dos saberes previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e despertar nos alunos o empreendedorismo, o senso crítico, a empatia, o cuidado com o meio ambiente, entre outras capacidades.

“Estas parcerias muito contribuem com o processo de ensino-aprendizagem, à medida que trabalham o ‘aprender fazendo’, que permite que os alunos reúnam toda a bagagem de informações adquiridas na escola, em casa e na comunidade para a construção do conhecimento, e esta experiência é muito marcante, tanto individualmente, como para toda a comunidade escolar”, comenta a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ivanete Ferro.