O segundo semestre do ano começa cheio de energia em Sorriso. No fim de semana (8 e 9), a Praça da Juventude recebe o Open de Vôlei de Praia, com disputas de duplas nas categorias Masculina Adulta e Masculina Iniciante. O congresso técnico será às 8 horas de sábado (8), com o início das disputas às 8h30.

As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas até quarta-feira (5), com o organizador da competição, Percival de Souza Coimbra Filho, pelo telefone 99646 1532. “A competição é independente e tem como objetivo movimentar os atletas do vôlei de praia”, explica Percival.

Serão premiadas as quatro primeiras duplas, da seguinte forma:

Categoria Masculina Adulta

1.º lugar: R$ 1.200

2.º lugar: R$ 900

3.º lugar: R$ 600

4.º lugar: 300

Categoria Masculina Iniciante

1.º lugar: R$ 200

2.º lugar: R$ 150

3.° lugar: R$ 100

4.º lugar: R$ 50

A competição conta com apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Saiba mais

O voleibol de praia é um esporte diretamente derivado do voleibol de quadra, cuja estrutura do esporte é a mesma do voleibol tradicional: uma quadra dividida em duas partes por uma rede. As duas grandes diferenças é que o voleibol de praia é jogado em solo de areia, e sua equipe pode ser formada por dois a quatro jogadores. Vale a observação de que no voleibol de quadra são dispostos seis jogadores em cada lado da quadra.

A origem do voleibol de praia é bastante difusa. Aponta-se para jogos que eram feitos na praia de Santa Mônica – praia nos EUA -, na década de 20, como prática de lazer entre os moradores locais. Sua chegada ao continente europeu teria se dado em meados da década de 30. No Brasil, há relatos de partidas em praias do Rio de Janeiro na década de 1950. A primeira tentativa de torneio amador se deu nos Estados Unidos, na década de 1940. Já os torneios profissionais surgiram com força em 1970, no mesmo local.

Em 1986, na praia de Copacabana (RJ) e em Santos (SP), foram reunidos os grandes nomes do voleibol mundial da época. As partidas realizadas chamaram a atenção da mídia e do grande público para o esporte. A partir de então, competições oficiais passaram a ser organizadas no Brasil e em outros países. No entanto, o voleibol de praia apenas passou a integrar o quadro olímpico em 1992, nos Jogos de Barcelona, como esporte de demonstração. Como esporte de competição, a estreia do vôlei de praia ocorreu nos jogos olímpicos de Atlanta, em 1996.