A categoria dos Jogos Escolares é a B, para atletas de 12 a 14 anos devidamente matriculados em uma instituição de ensino pública ou privada. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).  A etapa estadual das modalidades individuais reunirá centenas de atletas de 16 municípios de Mato Grosso.

A participação visa garantir vaga para os Jogos Escolares Brasileiros, que serão realizados no Rio de Janeiro na segunda quinzena de novembro.

Também compõem a delegação alunos/atletas de 15 a 17 anos do Departamento de Rendimento Esportivo do programa de formação de atletas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que participam de disputas dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses.

O programa de formação de atletas promove a formação esportiva de atletas com treinamentos de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h e das 15h às 17 horas, no Estádio Municipal Egidio José Preima.

A equipe de trabalho é formada pelos professores técnicos, Marcos Flademir Vieira e Marcos Thiago. Compõe a delegação seis alunos da Escola Municipal Caravágio, na categoria 12 a 14 anos, que estão sob o comando da professora técnica, Aldria Gabanha.