Estão sendo ofertadas 10 vagas para a oficina que acontecerá nos dias 7, 21, 28 e 29 de agosto. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (30), através do link https://www.even3.com.br/oficinadeteatrobibliotecacontainer/.

A proposta foi uma das selecionadas por meio da etapa “Festival da Cultura 2020” do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). De acordo com o autor do projeto, Natanael Oliveira Silva, a oficina será composta por exercícios promotores do conhecimento do corpo e de suas potencialidades expressivas através da auto-observação de seus tônus, gestos, postura, movimento, olhar e voz, exercícios de respiração, narração e de escuta teatral. “Esse projeto propõe aos alunos momentos de reflexão voltados para pensar as artes cênicas como um meio ativo pelo qual as pessoas são estimuladas a pensarem em si mesmas, assim como na relação com os outros e com o mundo em que vivem”, explica.

A oficina terá carga horária de 20 horas e será ministrada nos períodos matutino e vespertino, sempre das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30. No último dia (29), será somente no período da manhã, das 8h às 11 horas. O encerramento das atividades contará com evento de mostra de resultados.

O Teatro do Oprimido (TO) é um método de teatro fundado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, morto em maio de 2009, cujo principal objetivo é tornar a linguagem teatral acessível para a leitura e a transformação do mundo. Contendo um arsenal de técnicas, exercícios e jogos, o TO se volta àqueles que desejam discutir temas ligados à política, sociedade, estética e ética.

Um dos princípios do TO é “desmecanizar”, ou seja, desprender o corpo-mente dos condicionamentos (ações e pensamentos que nos aprisionam em comportamentos e hábitos alienantes) e oferecer uma liberdade criativa para denunciar as injustiças e anunciar um mundo mais justo e solidário.

“Aquele que transforma as palavras em versos, transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão” (citação do teatrólogo Augusto Boal)

Mais informações sobre a “Oficina de Teatro do Oprimido e Mobilização Social” podem ser adquiridas no link https://www.even3.com.br/oficinadeteatrobibliotecacontainer/.