Para os cristãos, a sexta-feira Santa é a data em que se relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. A data celebra a ressurreição de Cristo e a consequente redenção de toda a humanidade.

Em Sorriso, uma parceria entre a Associação Cultural Ribalta Sorrisense, o Setor da Juventude da Paróquia São Pedro Apóstolo e a Administração Municipal, por meio do Departamento Cultura, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação Cultura, vai permitir que os últimos momentos da vida de Cristo sejam vivenciados novamente graças à atuação de 70 jovens e adultos do município. Durante três meses, o elenco se dedicou aos ensaios da Paixão de Cristo e o resultado poderá ser conferido em duas apresentações: uma às 18 horas e outra às 20h30, no Ginásio de Esportes Domingão.

O espetáculo, dirigido por Lucinir Cioato, também conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Sicredi. Em respeito à data, será ponto facultativo em todas as repartições da Administração Municipal de Sorriso. Quem precisar de atendimento médico de urgência e emergência deve procurar a UPA Sara Akemi Ichikava, que funciona 24 horas por dia, todos os dias. A Farmácia Cidadã Central estará de plantão, das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

Na rede municipal de Educação não haverá aula na sexta-feira, em respeito à data religiosa. Estão programadas ainda celebrações alusivas à Páscoa na quinta-feira nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

Curiosidades

Segundo o site www.feriados-do-mundo.com.br, a Sexta-feira Santa é a sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa. A data depende da primeira lua cheia na primavera e pode ser entre dia 20 de março e 23 de abril. Neste ano, a Sexta-feira da Paixão cai no dia 14 de Abril. Nos anos seguintes, a data será celebrada em 30 de março de 2018 e em 19 de abril de 2019.