“Estamos felizes por essa conquista que eleva Sorriso para esse reconhecimento de sustentabilidade. É uma soma de esforços, que envolve a troca das lixeiras por pontos de coleta de recicláveis e os resíduos de alimentos agora alimentam os biodigestores de todas as unidades de ensino, com o trabalho de converter o que viraria lixo em gás de cozinha para produzir merenda escolar e em adubo para as hortas. São escolas que não utilizam materiais que não sejam reaproveitáveis, ou seja, o EVA, por exemplo, que não se recicla, foi abolido da lista de material escolar dos alunos destas 4 escolas. O copo descartável também já não se usa mais nessas escolas, passando a aderir o uso da garrafinha ou canecas próprias, para que todos tenham essa consciência da importância dessa nova realidade”, pontuou.

As escolas sorrisenses passaram por auditoria que comprovou as ações realizadas durante todo o ano. Os locais selecionados não têm mais lixeiras e fazem compostagem, transformando o adubo do resto da merenda escola, o material que seria destinado ao aterro sanitário, passa a gerar benefícios ao meio ambiente com a separação de lixos.

O coordenador da Eco Sorriso, ressalta ainda que, o plano para 2024, é ampliar o projeto e práticas sustentáveis para as demais escolas do Município, incluída no conteúdo programático e pedagógico dos alunos que inclui também universidades, faculdades, espaços públicos, até em empresas quando necessário, como um meio de conscientizar, cuidar do meio ambiente e promover a sustentabilidade.


Sobre o Instituto Lixo Zero

 

O Instituto Lixo Zero Brasil - ILZB é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, privada, pioneira na disseminação do Conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, o ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo. Sua missão é articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.

Com mais de mil embaixadores e mais de 3 mil voluntários pelo Brasil, está presente nas cinco regiões do país, em 96 cidades e Distrito Federal, promovendo um calendário pedagógico. Ao longo de 12 anos de ações, o Instituto já impactou milhares de pessoas diretamente, guiando-as e ajudando-as a mudar seus modos de vida, por meio de uma educação que ensina pelo exemplo.