As avaliações são realizadas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - CAED- da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem o objetivo de monitorar, nortear e premiar municípios que apresentam resultados positivos na educação das redes municipais de ensino do Estado de Mato Grosso.

O resultado da avaliação somativa fornece dados de cálculo para criar índices e metas que subsidiam no cálculo do ICMS/EDUCAÇÃO e da premiação de escolas, considerando a alfabetização na idade certa, ou seja, toda criança precisa estar alfabetizada até o final do segundo ano, ensino fundamental anos iniciais.

Sorriso conseguiu alcançar excelentes resultados, destacando-se no Estado e entre os 16 municípios da nossa região pelos bons índices educacionais. Sorriso também se apresenta com três escolas no "PRÊMIO TOP 10", ou seja, entre as 10 melhores escolas de Mato Grosso estão as Escolas Municipais PRIMAVERA, PAPA JOÃO PAULO II e PROFESSORA IVETE LOURDES ARENHARDT.

Ao todo, Sorriso tem nove escolas municipais premiadas nos quesitos: desempenho, crescimento e equidade, sendo elas: Escola Primavera,  Escola Papa João Paulo II, Escola Professora Ivete Lourdes Arenhardt, Escola Valter Leite Pereira, Escola Gente Sabida, Escola Matilde Luiza Zanatta Gomes, Escola Leôncio Pinheiro da Silva, Escola Boa Esperança Professora Millene Simionato e Escola Caravágio. Com os excelentes resultados conquistados, a Capital Nacional do Agronegócio destaca-se com o 1º lugar na arrecadação de ICMS/Educação do Estado.

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, viajou juntamente com o time da Educação de Sorriso, formado pelas escolas municipais premiadas, equipe da Secretaria de Educação e Centro Municipal de Formação Continuada, para receber o reconhecimento do trabalho realizado na alfabetização das crianças na idade certa (segundo ano).

“A Educação de Sorriso está no caminho certo, os índices educacionais comprovam a melhoria na qualidade da Educação em nosso Município, o que nos deixa muito feliz. Continuamos com o mesmo foco e comemoramos com todos que se empenharam e comprometeram em oferecer uma educação de qualidade e de bons resultados, que servem de inspiração para outros municípios. Temos muito que comemorar e parabenizo a todos os professores e escolas que se uniram para conquistarmos essa premiação” destacou a secretária.