Para homenagear as mães sorrisenses, neste ano, as escolas da rede municipal de ensino tiveram que inovar, devido ao isolamento social provocado pelo novo coronavírus. “Como não podemos aglomerar, cada escola fará homenagens à sua maneira. Porém, o fundamental é perceber que, apesar do distanciamento, o amor dos filhos com as mães permanece o mesmo e que é necessário reinventar as formas de homenagear. Até porque a admiração, o carinho e o amor incondicional parecem potencializados neste momento”, diz a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, os professores estão trabalhando o tema “Mãe” com os alunos em sala de aula e criando painéis na grade da escola com faixas, cartazes, cartinhas e lembrancinhas que as mamães irão retirar quando buscarem seus filhos na escola. Também estão sendo gravadas apresentações que serão postadas nos grupos de whatsapp e algumas turmas se apresentarão no patio da escola, próximo ao portão. “Devido à pandemia, não poderíamos chamar as mães para apresentações na unidade escolar, então pensamos em fazer algo diferente. Estamos expondo o que as crianças produziram em sala de aula, tudo aliado à alfabetização e letramento”, explica a diretora da escola, Edena Broch.

No Cemeis Pingo de Amor, as mamães estão sendo recepcionadas com um painel para fotos com seus pequenos e com uma linda exposição do lado de fora da escola, com fotos e frases de carinho e amor para as mães. “O afastamento social não é o mesmo que isolamento emocional e as crianças podem sim homenagear suas mães de uma maneira diferente. Tudo feito de uma forma bem simples e singela, porém carregada de muito amor”, garante a diretora, Elaine Brescansin.