Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Com um clique, pais e responsáveis pelos mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino de Sorriso poderão acompanhar o desempenho escolar dos filhos por meio da plataforma Escola.NET, gerenciada pela empresa Omega Sistemas, que atua na área de gestão educacional.
O boletim on line será disponibilizado a partir do primeiro bimestre do ano que vem para os alunos de todas as escolas da rede municipal. Ainda neste ano, como projeto-piloto, os pais dos alunos da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva já poderão utilizar a ferramenta digital, com os dados de usuário e senha fornecidos pela escola.
Na semana passada, foi promovida uma reunião para explicar o funcionamento da plataforma aos pais e responsáveis. “A ferramenta traz mais comodidade e permite o acompanhamento direto do desempenho dos alunos”, explica a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Korbes Drechsler, lembrando que os pais que não tiverem acesso à internet podem retirar o boletim diretamente na escola.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).