Segundo a coordenadora Aleximara Andraski, este evento é um lembrete de que a conscientização sobre a não-violência deve ser um elemento constante no currículo escolar, transcendendo um único dia de atividade e tornando-se uma prática diária de educação e reflexão.

“Acredito que isso tem que ser discutido diariamente nas escolas, como uma poderosa ferramenta de conscientização. É importante trabalharmos desde cedo que a violência não é algo permissivo; infelizmente, muitas famílias vivem esse ciclo de violência enraizado e não podemos achar normal. Precisamos denunciar e educar a sociedade sobre o respeito ao próximo”, destacou.

A caminhada da campanha convoca a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência para denunciar pelo disque 100, ou ligue 180. A ação ressalta a relevância de combate à violência contra a mulher - um problema tanto histórico quanto atual.

“Durante essa semana diversas ações foram realizadas nas unidades escolares municipais para conscientizar e convidar a comunidade escolar a participar da caminhada contra violência contra mulher neste sábado. Construir a cultura da paz e harmonia no ambiente escolar e estendendo essa conscientização por meio dos alunos às famílias, faz toda diferença para que possamos acabar com a violência contra mulher que atualmente se faz tão presente nos lares das crianças”, finalizou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.