Na sexta-feira (14), será feita a entrega oficial dos parquinhos já instalados. O ato, que faz parte das atividades alusivas ao aniversário de 35 anos de Sorriso, será realizado no Cemeis Caminhos do Saber, às 8h30, respeitando todas as normas de biossegurança para evitar novos casos de Covid-19.

Os Cemeis estão recebendo mini playgrounds, com investimento na ordem de R$ 544.200,00. Das 15 unidades a serem contempladas, sete já receberam os equipamentos: Cemeis Bom Jesus; Caminhos do Saber; Antônio Santo Cappellari; Flor do Amanhã; Pingo de Amor; São Domingos; e Rota do Sol. O Cemeis Sonho Encantado foi contemplado ainda no ano passado.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, os Cemeis Nova Aliança e Terra Brasil, que estão em construção, serão inaugurados com playgrounds novos. Já o Cemeis Wilmar Garcia, do Distrito de Primavera, passará por revitalização e também será entregue com o novo parque instalado.

Os Cemeis Criança Esperança; Jardim Amazônia; São José; Aquarela do Saber e Espaço Criança, do Distrito de Boa Esperança também receberão novos parquinhos, e segundo a secretária Lúcia, a instalação deve acontecer nos próximos meses.

As escolas municipais também estão recebendo novos parques infantis em polietileno. Serão 13 equipamentos, com investimento de R$ 584.071,42. As escolas municipais Jardim Bela Vista; CMBE Sorriso; Leonel de Moura Brizola; Papa João Paulo II; Rui Barbosa; e Maria Tereza Paloschi, na comunidade Morocó, já estão com os playgrounds instalados. Na escola municipal Vila Bela, a instalação será concluída hoje (12).

Segundo a secretária, a Escola Municipal Boa Esperança ganhará novas salas de aula e receberá o parque ao término da obra. Já a Escola Municipal Gente Sabida passará por revitalização, para depois receber o novo parque. As escolas Jardim Amazônia, Leoncio Pinheiro da Silva, Geni Terezinha Forgiarini e São Domingos também receberão os novos equipamentos nos próximos meses.

Atendendo crianças com necessidades especiais

Seguindo o que determina a lei da acessibilidade, atendendo ao direito e à necessidade das crianças com deficiência ou mobilidade reduzida, a Semec também implantará, nos próximos meses, parquinhos inclusivos em escolas municipais.

No decorrer de 2021, as escolas Profª Ivete Lourdes Arenherdt; São Domingos; Valter Leite; Primavera e Boa Esperança serão contempladas com parques adaptados. Com um investimento de R$ 106.923,00, os novos parquinhos são compostos por três brinquedos acessíveis: carrocel, balanço triplo e gangorra.

“Nesta primeira remessa iremos contemplar cinco escolas com os parques adaptados para alunos com necessidades especiais. Para essas crianças, o parquinho é muito importante porque promove, além de momentos de lazer, o exercício da coordenação motora”, explica, lembrando que as demais unidades também receberão os parquinhos acessíveis nos próximos anos. “Até o final de 2021 e início de 2022, levando-se em consideração as unidades que serão inauguradas e revitalizadas, todas as escolas e Cemeis do Município serão contemplados com novos playgrounds”, afirma.

Ainda de acordo com a gestora, os parquinhos são muito importantes, pois além de espaços destinados à diversão, auxiliam sobremaneira no aprendizado das crianças. “O objetivo é o brincar pedagógico, porque as crianças aprendem brincando. Temos a necessidade de incluir no currículo espaços que favoreçam o desenvolvimento da autonomia infantil por meio do brincar. E esses novos parques proporcionam isso de forma segura, pois são adaptados para a idade e às necessidades das crianças”, finaliza.