Para alcançar a meta proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que é garantir que as crianças com até 8 anos  sejam totalmente alfabetizados, dentro do conceito de leitura, escrita, habilidade matemática, compreensão das ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso, o Ministério da Educação está distribuindo livros por meio do  Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Em Sorriso, 19 escolas da rede municipal de Educação estão sendo contempladas com os acervos, beneficiando diretamente cerca de 3,5 mil alunos nesta faixa etária. De acordo com a responsável pelo PNAIC na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) , Clarice Vieira Dantas, as obras são uma ferramenta importante de apoio ao processo de alfabetização e formação de novos leitores. “Os professores podem planejar a utilização dos livros em sala de aula ou mesmo destinar para os momentos de leitura das crianças”, comentou.

O PNAIC foi implantado em Sorriso em 2013 e já contou com ações ligadas à formação complementar de professores alfabetizadores, circuitos e jogos e também atividades com os pais.