Com as novas salas, que comportam, em média, 25 alunos cada, será possível garantir mais conforto para alunos e professores, disponibilizar espaços pedagógicos como biblioteca (que também serve para as aulas de reforço) e laboratório, e ofertar novas vagas. De acordo com a diretora da unidade, Edilamar Nava Bicego, já na próxima semana começam as atividades de três novas turmas: uma de pré I, que já conta com 26 alunos; uma de pré II, com 20 alunos e também uma turma de 4.º ano, também completa. “Algumas salas já estavam bem lotadas e agora poderemos dividir estas turmas, bem como permitir que alunos que moram perto da escola e estavam estudando em escolas mais distantes possam estudar aqui”, explica.

Atualmente, a Vila Bela atende 670 crianças e adolescentes nos dois turnos, do pré I ao 7.º ano. Para garantir um ambiente mais confortável e agradável para todos os alunos, professores e demais integrantes da unidade escolar, por meio do Programa Revitalização, neste ano a escola também recebeu outras melhorias, com destaque para as ações na quadra poliesportiva, que  recebeu nova pintura, passou por alterações em sua estrutura, com a construção de paredes de alvenaria, recebeu iluminação com lâmpadas de Led e também exaustores, que vão garantir um conforto térmico maior. Os banheiros também passaram por reforma, foi construída uma rampa para acesso de cadeirantes e a cozinha foi ampliada.

Ampliação do número de salas

A demanda crescente por vagas escolares tem sido mapeada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que verificou as áreas com maior necessidade. Utilizando recursos próprios, a Administração Municipal vem investindo mais de R$ 2 milhões na construção de 20 salas de aulas em unidades escolares com maior demanda na sede do município. Além das salas da Vila Bela, também já foram concluídas as quatro salas de aula na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola e estão sendo edificadas as salas na Francisco Donizetti de Lima,  no Centro Municipal de Educação Infantil de Sorriso (Cemeis) Sonho Encantado e no Cemeis Caminhos do Saber.

Outra unidade que contará com ampliação do número de vagas é o Cemeis Espaço Criança, no Distrito de Boa Esperança. Com o investimento de R$ 595.715,02, também em recursos próprios, estão sendo edificadas quatro salas de aula, um banheiro fraldário, um banheiro infantil e uma área de recreação, perfazendo um total de 339,72 m². Com isso, o local aumentará o número de vagas em 70%.

Além do investimento na construção de mais salas, a Administração também tem buscado fazer gestão entre os prédios públicos para suprir esta demanda. Um exemplo foi a destinação do prédio que abriga o Centro de Reabilitação Renascer para a Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva.