Com foco em cultura e educação que leva aos alunos uma nova forma de ver o mundo, o projeto realiza oficinas na própria escola, sob coordenação dos educadores, Eliana Carla Stolagli e André de Souza Pinto representando a Imagem Mágica e a coordenadora da escola, Katia Souza Silva Strieder é quem acompanha o desenvolvimento do projeto.

O projeto tem ainda por objetivo realizar atividades culturais, utilizando a fotografia como ferramenta de reflexão e conscientização. Sendo que através da linguagem fotográfica, os alunos irão refletir e produzir imagens que expõem de maneira construtiva sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, o projeto também inclui uma capacitação especial para educadores e uma atividade especial que foca na sustentabilidade do projeto na instituição com a formação de uma horta.

Para a secretária de Educação Lúcia Drechsler, desenvolver projetos como o Conexões e Imagens, enriquece o conteúdo da Escola e dos professores que coordenam o projeto, bem como o aprendizado dos alunos que vai além do plantar, cultivar e colher. “Através da fotografia os alunos têm um olhar diferenciado do trabalho que realizam e isso os incentiva a continuar tanto produzir quanto fotografar”, destaca a gestora.

O Projeto Conexões e Imagens é singular. Muitas pessoas se esforçaram para a realização do mesmo, destaca a coordenadora, Katia Souza Silva Strieder. “Como coordenadora da Escola Municipal Caravágio posso garantir que os alunos e professores foram sensibilizados pelos temas que foram discutidos, por meio da mediação do André e da Eliana.  Nossa gratidão por trazerem diferentes aprendizagens sobre produção fotográfica, comunicação escrita, fortalecimento da autoestima, criatividade, pensamento crítico e responsabilidade ambiental. O projeto também contribuiu para dar vida a nossa horta escolar, agora temos um novo espaço de aprendizagem que será visitado por todos os nossos estudantes e produzirá saudáveis alimentos”, resume.

Este projeto traz uma nova maneira de ver o mundo, proporcionando aos participantes a oportunidade de transformar suas ações, através das conexões estabelecidas, aponta a diretora da Escola Marli Aparecida Apolinário Picoli. “Assim receber esse projeto em nossa escola está proporcionando aos alunos vivenciar novas experiências, bem como pondo-as em prática, através das atividades e oportunidades a eles oferecidas. Nos surpreendemos com o desempenho, suas vivências e atitudes para com seus colegas são visíveis”, observa.

O Conexões e Imagens é um projeto da Lei de incentivo à Cultura Pronac 220.535,  com a proposta  de realização em instituições públicas de qualquer cidade do Brasil. Proponente: SRV Produções Culturais.