O projeto vem sendo desenvolvido no polo cultural do bairro São Domingos, antigo Casec, pelo Departamento de Cultura um braço da secretaria de Educação e Cultura, com crianças a partir de 6 anos de idade e tem a intenção de criar a orquestra sinfônica do município.

 Diante da surpreendente habilidade observada, nas crianças, ao lidar com os instrumentos de percussão e sopro como saxofone e clarinete, por exemplo, a coordenação do projeto decidiu realizar apresentações musicais, com o objetivo de incentivar o aprendizado. Depois de algumas apresentações no interior do município, chegou a hora dos alunos e professores se apresentarem a toda população sorrisense. Para abrilhantar o evento os organizadores convidaram a orquestra musical da cidade de Lucas do Rio Verde, cujo projeto se assemelha ao desenvolvido em Sorriso.

O 1° Concerto Musical é uma importante ação de integração da arte e terá uma apresentação especial para o público geral, no dia 11 de outubro às 19h, no auditório Farroupilha (anexo ao Centro de Eventos Ari José Riedi).

Com ingressos gratuitos, a população está convidada a presenciar, valorizar e incentivar os pequenos músicos.