Conforme a organização, a série de capacitações busca possibilitar aos profissionais o aperfeiçoamento da metodologia de trabalho, discutindo formas para que possam agir de maneira técnica, ética e humanizada caso identifiquem um caso de violência. O encontro também trata sobre protocolos de atendimento à mulher vítima de violência.

A enfermeira de Atenção Primária, Cátia Luciano, pontua que o Município, por meio das secretarias de Saúde e Saneamento e Assistência Social oferta vários serviços de apoio a mulheres vítimas de violência. “Essas capacitações buscam fortalecer o vínculo com o Ministério Público e entender melhor o protocolo de atendimento”, frisa.

A meta, reforça Cátia, é dispor de equipe preparada para prestar o apoio correto na identificação de casos de violência. “Esse é um trabalho contínuo e que demandou mais cuidado após a pandemia visto que muitas mulheres passaram a atuar em home-office; concomitante a isso aumentou o número de casos de violência contra a mulher”, diz. “Então a capacitação de sexta reafirmou a necessidade estarmos preparados, com uma rede que possa atender essas mulheres”, completa.

Esse foi o segundo encontro de servidores da Semsas com representantes da Promotoria Pública. O primeiro encontro foi no dia 05 de maio e trabalhou com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e técnicos administrativos da Semsas. O ciclo de treinamentos seguirá uma agenda contínua com formações até o fim de julho. Até lá todos os servidores da saúde integrar a formação e debater o atendimento às vítimas de violência doméstica e do gênero feminino.