Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A campanha "Vacinação nas Escolas" chega à Escola Municipal João Paulo II nos dias 02, 03 e 04 de setembro. Com o tema “Em matéria de vacina, Sorriso é nota 10!”, a campanha tem conseguido alcançar estudantes que ainda não haviam se vacinado.
A iniciativa vem percorrendo escolas e Cemeis do Município, reforçando a importância da prevenção e ampliando a proteção contra a gripe e outras doenças previstas no calendário nacional de vacinação. Até o momento, 2080 doses já foram aplicadas mostrando o alcance e a efetividade da iniciativa.
A vacinação ocorrerá nos períodos da manhã, das 7h30 às 10h30, e à tarde, das 13h30 às 16h30. Para que as crianças possam ser vacinadas, os pais devem se atentar ao envio dos documentos necessários como: cartão de vacina, CPF, cartão do SUS e a autorização assinada pelos responsáveis.
"Essa ação é pensada para apoiar as famílias, principalmente aquelas que não conseguem buscar atendimento na unidade de saúde durante o expediente. Nas escolas, conseguimos vacinar mais crianças e ampliar a cobertura de forma mais rápida e acessível”, pontuou Kátia Dal Prá, coordenadora da Central de Imunização.
A Campanha de vacinação nas escolas integra as ações da Prefeitura Municipal, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).