Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Em São Paulo, dos dias 24 a 27 de novembro, cinco atletas da Academia Jarutas, de Sorriso, participaram do Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo.
Dos cinco, quatro subiram ao pódio. Maria Eduarda Lopes foi campeã pela categoria Infantil B, peso pesado. Já a atleta Ana Clara Jarutas foi vice-campeã na categoria Infantojuvenil, de até 35 kg. Murilo Fernandes conquistou o terceiro lugar na categoria Mirim, peso pena. Pela categoria Master, peso pena, Pedro Jarutas, faixa preta foi o campeão.
A equipe Jarutas Hmjj tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Campeão Sul-americano de Muay Thai
E no último sábado (26), em São Paulo, o sorrisense campeão brasileiro de Muay Thai, Gustavo Bassani, participou do Campeonato Sul-americano CMBB e sagrou-se também campeão pelo campeonato, no peso pluma.
O atleta também tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).