De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil do Município (Compedec), Fábio dos Santos, essa é mais uma etapa do protocolo exigido para que Sorriso seja considerada “Cidade Signatária”. A classificação é uma condição perante a Organização das Nações Unidas (ONU) para que o município possa buscar recursos financeiros para obras de prevenção e recuperação em qualquer país do mundo.

Fábio acrescenta que com mais essa etapa, junto à Defesa Civil Nacional o município concluirá todos os protocolos exigidos e estará condicionado a receber vários benefícios e recursos com a facilitação dos processos burocráticos para a obtenção dos mesmos. O trabalho segue até a próxima sexta-feira (13).

Cidade Signatária 

Signatário é a condição de um indivíduo apto a assinar um documento, subscrevendo assim o teor do seu conteúdo. Uma pessoa jurídica ou uma nação também podem ser signatários.

Quando se diz que determinado país é signatário, significa que esta nação subscreveu a algum tipo de manifesto, contrato, acordo, carta ou outro documento com o qual concorda com o conteúdo apresentado. Por exemplo, o Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O signatário da procuração consiste no indivíduo que assina este tipo de documento.

Etimologicamente, a palavra signatário surgiu na língua portuguesa a partir do francês signataire. Este, no entanto, tem origem a partir do latim signatus, que significa "assinado".

O sinônimo de signatário que costuma ser mais utilizado é subscritor.