O mês de agosto ganhou cor dourada também no distrito de Boa Esperança, em referência ao aleitamento materno, considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil. Na última sexta feira (04) as mães que estão amamentando e as gestantes participaram de um dia cheio de atividades relacionadas ao aleitamento materno. A ação faz parte da campanha Agosto Dourado lançada no município de Sorriso, no último dia 03, que também contempla os distritos.

O médico Armando Filho, que atende na unidade de saúde local, ministrou uma palestra com as mães que estão em amamentação, com orientações sobre a importância do aleitamento e dicas essenciais para quem amamenta ou prepara para ser mamãe.

“O Agosto Dourado, traz um tema muito importante, que é a amamentação, aleitamento materno. O grande desafio é fugir de informações erradas, o choro é o principal sinal que a criança quer mamar, não existe uma quantia certa de vezes que a criança deve mamar, mas aproxima-se de oito a dez vezes por dia, vou deixar dicas básicas e importantes”, ressaltou o médico. Veja as dicas:

·         Até os seis meses de idade o aleitamento deve ser exclusivo, ou seja, nada além do leite materno. Nem chá, nem suco, nem água.

·         É importante é não oferecer bicos artificiais, como chupetas, pois isso causa uma confusão na criança e esta totalmente relacionada ao desmame precoce, além de trazer problemas dentários no futuro.

·         Fazer o rodízio das mamas, onde a criança inicia mamando todo o leite em uma das mamas termina todo leite daquela mama, em seguida vai para outra e às vezes não consegue terminar todo leite da outra. Quando for iniciar a próxima amamentação dever ser feito pelo último seio utilizado.

·         A higienização é um cuidado importante, a mama deve estar limpa e que a mãe deve sempre lavar as mãos antes de pegar a criança, pois as pessoas têm contatos com vários objetos que pode transmitir doença para o bebê, por isso a importância de lavar as mãos.

·         A partir dos seis meses de idade é indicado o aleitamento materno complementado com alimentação até os dois anos  de idade no mínimo, pode ser usar papinhas salgadas, papinhas doces de frutas. Quando a mãe for complementar o aleitamento, se tiver alguma dúvida é bom procurar uma nutricionista, enfermeira ou um médico.

·         No cartão de gestante tem bastantes informações importantes que deve ser considerada.

Além da palestra, a programação orientações sobre alterações fisiológicas, postura, autoestima, amamentação, foto no mural dourado e confraternização.  A Unidade de Saúde da Família do distrito de Boa Esperança do Norte acompanha 40 gestantes que participaram da palestra. Ente elas estava à moradora e empresária Josiele Souza Fernandes que esta grávida do quarto filho e é acompanhada pelos profissionais da unidade.

“É muito importante pra nós gestantes às informações e orientações que recebemos aqui para não fazermos as coisas erradas e preservarmos a saúde de nossos filhos. Eu tenho quatro filhos e sempre participo, sou sempre bem atendida e não tem o que reclamar. Mesmo já sendo mãe aprendi muito aqui e tirei muitas dúvidas valeu a pena ter participado”, ressaltou ela.

A partir deste ano, o Brasil passa a ter um mês dedicado a discutir e incentivar o aleitamento materno, definido pela lei federal 13.435 aprovada em sancionada em 12 de abril de 2017 pela presidência da república. Em Sorriso a lei municipal Nº 2.731, foi sancionada em  31 de maio de 2017,  institui a Semana Municipal do Aleitamento Materno que deverá ser comemorada anualmente, no mês de agosto.

PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO DOURADO:

03/08 – Lançamento 1º concurso fotográfico – Atos de Amor

11/08 – OFICINA BEM GESTAR (Rota do Sol)

1º Trimestre de gestação

Importância Pré Natal, vacinação, tratamento Odontológico na Gestação e alimentação.

2º Trimestre de gestação

Alterações fisiológicas e posturais, autoestima  e amamentação

3º Trimestre  de gestação

Trabalho de Parto, cuidados puerpério  e amamentação

14/08 a 18/08 - Semana da Prevenção de Gravidez na Adolescência

Durante a semana serão realizadas atividades nas escolas com foco  na prevenção da gravidez na adolescência.

25/08 Palestras com as Gestantes (Região Leste)

Tarde 13h às 17h. No PSF do bairro São Mateus

Público Alvo: Gestante a partir de 35 semanas e Puérperas;

Palestras; fotos  e confraternização com as gestantes

24/08 Centro de Reabilitação Renascer

Atividades com as gestantes oferecendo Shantala(técnica de massagem que visa harmonizar o relacionamento mãe-bebê), com fisioterapeuta, oficina de amamentação com psicóloga e educadora perinatal e oficina de Sling(pedaço de tecido usado para carregar o bebê.