Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Pacientes que passaram pela avaliação da equipe do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), e que receberam a prescrição para uso de órteses ou ainda para uso de cadeira de rodas, irão receber os equipamentos na próxima terça-feira, 25 de julho. Serão entregues 28 órteses e 22 cadeiras de roda.
Em março, quando a equipe do Cridac esteve em Sorriso, foram realizados 101 atendimentos ortopédicos com avaliação para encaminhamento, órteses, cadeira de rodas e de banho. Inicialmente, a previsão era atender 50 pacientes, mas o número de pessoas que procurou auxílio passou bem longe da meta inicial – dobrou. Do total geral que passou pela avalição, 28 pacientes tiveram a necessidade de uso de órteses constada e 22 necessitam de cadeiras de rodas. Na data (28 a 30 de março) também foram entregues órteses para pacientes que já haviam passado pela triagem da Central de Regulação.
O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, exalta a importância da próxima terça-feira para pacientes e familiares. “Temos pacientes aguardando ansiosamente; isso significa mais liberdade de locomoção; enfim, é qualidade de vida ao paciente e para a família”, diz.
“Quando a equipe esteve aqui vimos muito empenho em atender, muito cuidado com o outro; agradecemos a humanidade do Cridac em enviar suas equipes para o interior; antes tínhamos que nos deslocar com nossos pacientes até a Capital para uma avaliação, por exemplo” e para quem enfrenta dificuldades motoras “é muito mais fácil, ágil e humano ser atendido em casa”, ressalta.
Parceria Prefeitura/Cridac
Para viabilizar o trabalho no interior, o Estado firma parcerias com as prefeituras, sempre por meio das secretarias de Saúde. Para Sorriso, o trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) resultou no recebimento do caminhão do Hemocentro e também da carreta do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) em março. Já o material confeccionado será entregue na próxima semana.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).