No dia 13, a equipe formada por oito servidores da Educação, iniciou a visita à cidade de Cruz, no Ceará, com escutas na comunidade escolar, sondando o nível de envolvimento dos pais ou responsáveis pelos estudantes da rede e aprendizagem dos filhos.

Na segunda-feira, dia 14 das 8h às 12h, a equipe participou da reunião com o secretário de Educação de Cruz, professor Raimundo Otávio da Mota. Na ocasião o secretário cruzense apresentou os programas educacionais centrados na alfabetização, matemática e linguística, desenvolvidos na rede municipal de ensino. Na parte da tarde, a equipe pedagógica de Sorriso acompanhou a formação pedagógica da equipe cearense. Durante essa formação foram discutidas diversas facetas educacionais que devem ser consideradas na prática, em sala de aula. Tais peculiaridades foram abordadas com base no livro “Planejamento para a Compreensão” de Grant Wiggins e Jay Mc Tighe, que se concentra na lógica do planejamento reverso, explorando mais profundamente conceitos-chave como perguntas essenciais e tarefas de transferência.

No dia 15, a visita concentrou-se no Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPE), onde a equipe teve a oportunidade de observar a funcionalidade do núcleo.

Ainda no dia 15, a equipe de Sorriso fez sua última visita pedagógica à Escola Municipal Maria Pereira Brandão, onde interagiram tanto com a direção quanto com a coordenação pedagógica da escola, obtendo insights sobre as rotinas semanais adotadas pela escola, bem como os métodos e ferramentas educacionais, utilizados pelos professores. Além disso, puderam conhecer os projetos desenvolvidos pelos docentes em colaboração com estudantes da escola.

Essa experiência em Cruz, destaca a secretária-adjunta de Educação, Roberta Novello de Bem, permitiu à equipe pedagógica de Sorriso uma perspectiva única para compreender essa realidade distinta daquela vivenciada em sua própria região. Eles perceberam que as experiências compartilhadas pelo município cearense forneceram valiosas reflexões sobre suas próprias práticas pedagógicas, em Sorriso. A visita reforçou a confiança de que estão no caminho correto, uma vez que já colheram resultados positivos a curto prazo, nas escolas locais. Além disso, a equipe acredita que com um trabalho pedagógico focado e consistente alcançarão resultados ainda mais significativos a médio e longo prazo”, observa.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como proposta melhorar a qualidade de ensino e consequentemente a elevação do índice do Ideb, observa a secretária de Educação Lúcia Korbes Drechsle e essa visita técnica visa trocar experiências que possam contribuir com o trabalho da Educação em todas as coordenadorias. “Com esse propósito e junto com toda equipe da Educação buscamos evoluir, transformando a Educação no Município, no sentido de nivelamento, auxiliando os que não conseguem acompanhar. Na leitura também estamos acompanhando, sala por sala para conseguir fluência na leitura, entre outras atividades pedagógicas para identificar o que a criança precisa. Fomos até o Ceará em equipe, dividida em vários setores para identificar o que mais podemos fazer para olhar para a criança, pois cada criança é diferente. Estamos buscando as diversas formas para promover a equidade com o objetivo de reduzir as desigualdades geradas por vários fatores. Sorriso conta com quatro escolas de período integral e estamos adaptando a melhor forma de aproveitamento e aprendizado dos alunos. São muitas as expectativas ao conhecer Cruz e o trabalho realizado pela pasta da Educação que conquistou um alto índice no Ideb. Temos certeza que com toda essa equipe somando com os demais que ficaram, iremos conseguir novos olhares e índices também para Sorriso”, pontua a gestora.

A secretária-adjunta de Educação, Roberta Novello de Bem, o coordenador do Cemfor, Patrichi Luiz dos Anjos, a coordenadora pedagógica dos anos finais, Cláudia Zanata de Oliveira Vasconcelos, a coordenadora pedagógica da Alfabetização, Luciana de Souza Guerra e a coordenadora Pedagógica das escolas de tempo integral, Iluir Lorensetti Tiecher, coordenadora fundamental anos iniciais, Aline Borrego Soares e o coordenador do Departamento de Planejamento e Dados Educacionais, Jairo Brizola acompanharam a secretária Lúcia Korbes Drechsler durante a visita técnica. Eles foram recepcionados pelo secretário de Educação de Cruz, Raimundo Otávio da Mota.