Nesse sábado o tema em debate é “Sexualidade e prevenção às hepatites” e a atividade contará com a presença da especialista em geriatria, Juliana Siqueira. Além disso, a programação conta ainda com aferição dos sinais vitais; dinâmicas em grupo e testes rápidos para hepatites virais.

 Coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, explica que esse “é um momento de muita troca de experiência e de dicas que melhoram a qualidade de vida do nosso idoso; em média cerca de 200 idosos participam de cada encontro”.

A atividade, vale lembrar, também integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) e Academia da Saúde da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas); equipes da Assistência Social, e conta ainda com o apoio dos estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.

 

Início do projeto 

O projeto Idoso Ativo e Feliz iniciou em maio de 2023, quando foi realizado o primeiro encontro e busca discutir saúde do idoso em comunidade. Na oportunidade, além das rodas de conversa são disponibilizados serviços como atividades físicas adaptadas; consultas de enfermagem; imunizações; aferição dos sinais vitais; dinâmicas em grupo; avaliação de saúde bucal, dentre outros. Tudo para melhorar o quadro clínico funcional do idoso, mediante ações preventivas, integração e diversão.