Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do AEPETI (Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), nesta edição, o projeto contemplou 109 jovens que concluíram o curso e receberão certificados de participação.

O Aprendiz Sorriso Legal prepara e busca inserir jovens de 14 a 17 anos no mercado de trabalho, prioritariamente na condição de aprendiz. Além dos jovens atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), neste ano, o projeto incluiu os formandos do projeto Luz da Manhã e jovens do Mãezinha do Céu.

“O Aprendiz Sorriso Legal tem um papel muito importante que é buscar a inserção daqueles jovens e adolescentes que podem estar vulneráveis ao trabalho infantil, no trabalho formal. Por meio do projeto, eles são capacitados e inseridos no mercado de trabalho”, diz a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

A equipe do AEPETI busca parcerias com empresas que precisam inserir menor aprendiz em seus quadros de funcionários. De acordo com a gestora, Milana Silvia Higino Mendes, até o momento são 41 jovens contratados e a equipe segue com o trabalho de sensibilização e cadastro de novas empresas que quiserem aderir ao projeto.

“Com todas as instabilidades que acometeram nossa economia reduziram a contratação de jovens inexperientes, no entanto o investimento nestes jovens é que fará com que no futuro tenhamos bons profissionais. As empresas de Sorriso já estão sentindo a falta de profissionais no mercado, por isso nada melhor que voltarmos nossos olhos para esses que desejam trabalhar, porém é preciso fazê-lo de maneira formal e legal, evitando o trabalho infantil. Esse é o principal objetivo deste projeto", frisa Milana, agradecendo a todos que acreditaram no projeto - a gestão, os profissionais, as famílias, as escolas técnicas e, principalmente, os jovens e as empresas parceiras.

Receberão o Selo da edição 2021/2022, 53 empresas:

Atacadão Moto Peças

Brastelha

Cartório Eleitoral de Sorriso

Casa Aurora Supermercado

Center Vet

Coacen - Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte

Container Baby Chique

CSA Consultoria Sócio Ambiental

Del Norte Atacarejo

Dillane Ótica

Engedelta Engenharia e Construção Ltda.

Fermap transportes

Gelnex