A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios como o Bolsa Família que está de volta em 2023. Segundo a gestora municipal do Cadastro Único (CadÚnico), Karine Evangelista, a data limite para atualização dos dados cadastrais sem alterações há mais de dois anos é 10 de fevereiro para evitar o bloqueio do benefício e até 14 de abril para evitar o cancelamento.

“A equipe do Cadastro Único notificou previamente todas as famílias que estão nesta situação por ligações, mensagens via WhatsApp e visitas domiciliares. Porém, ainda temos um elevado número de cadastros desatualizados”, destaca.

Além do Bolsa Família, as famílias cadastradas podem ter acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; ID Jovem; Carteira do Idoso; e Auxílio Gás. Em Sorriso, a regularização cadastral é necessária para que os estudantes sejam contemplados com o kit escolar doado pela prefeitura.

O cadastramento ou a atualização cadastral deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ao qual a família pertence. Quem reside em área descoberta deve procurar a Secretaria de Assistência Social.

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que: possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo; possuem renda mensal familiar total de até três salários mínimos; possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou tentando utilizar de algum programa ou benefício que necessite o Cadastro Único; estiverem em situação de rua, pessoa ou uma família; ou não esteja em nenhuma dessas situações, mas precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso. Se esse for seu caso, poderá se cadastrar também.

Para o cadastro ou atualização são necessários os seguintes documentos originais: identidade; (não é aceito CNH); CPF e Título Eleitoral; Certidão de Nascimento ou de Casamento; Carteira de Trabalho; comprovante de residência (Conta de Luz). Caso não tiver conhecimento exato da unidade escolar e série em que os membros da família estudam, é importante apresentar a Declaração de Frequência Escolar. O responsável familiar deve apresentar os documentos de todos que moram no mesmo domicílio.

Para maiores informações sobre atualização do CadÚnico é só entrar em contato pelo telefone (66) 3544-8800 que também é WhatsApp.