E, teve local que chegou aos 5.905 atendimentos. Foi o PSF Jandira Soares Pereira Gomes, o PSF do Rota do Sol que hoje atende também a região do Santa Clara e do Monte Líbano I e II. Na sequência, aparece o PSF Fraternidade que chegou aos 4.881 atendimentos e a unidade João Zimmermann que fechou os seis primeiros meses de 2022 com 4.117 consultas realizadas.

Conforme o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, há uma grande produtividade em todas as unidades, reflexo da procura por atendimento clínico no Município. Sílvio aproveita para destacar que todo e qualquer serviço de saúde prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem seu início justamente nas unidades básicas. “Os PSFs são a porta de entrada para o atendimento pelo SUS, por isso sempre salientamos que qualquer pessoa que está com problemas de saúde deve procurar com urgência o PSF mais perto de sua residência”, diz.

“Essa semana, por exemplo, estamos com a unidade móvel do Caminhão do Amor no Município; serão realizadas cerca de 300 mamografias: todas as mulheres que serão atendidas passaram por consulta no PSF e estão sendo chamadas de acordo com essa fila”, explica.

O secretário lembra ainda que o Município tem realizado várias cirurgias eletivas. De janeiro a junho, Sorriso realizou 1.196 procedimentos; especificamente em junho foram 344 cirurgias. “E só ontem foram realizadas mais 100 consultas pré-operatórias com os nossos profissionais do Ambulatório Médico de Especialidades; toda essa demanda inicialmente também passou pelos PSFs”, frisa Sílvio ao destacar o trabalho realizado nas unidades.