“Infelizmente, esses números são reais e novamente pedimos o apoio da nossa população para desacelerar essa curva e diminuirmos esses números”, frisa o secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo. Conforme Sílvio, a Administração está centrada em controlar a circulação viral e conter novas contaminações por covid-19 quer seja ou com a intensificação das vacinações ou com a abertura do Centro Especializado Sintomático Respiratório na próxima semana.

Entre as medidas tomadas pela Prefeitura está a vacinação noturna, que deverá ser mantida até o dia 8 de julho, das 17 às 20 horas; a imunização nos sábados pela manhã; além da manutenção de dois pontos fixos (PSFs Nova Integração e Jardim Europa) de vacinação de segunda a sexta-feira em horário comercial. "Vale lembrar que a imunização é uma grande aliada: quem está imunizado e for infectado com o vírus apresenta sintomas mais leves, por isso é fundamental completar o esquema vacinal", pontua o gestor. Na segunda-feira (27) também foi emitido um decreto tornando obrigatório o uso de máscara em quaisquer ambientes de saúde, públicos e particulares.

Outro ponto é a abertura do Centro Especializado Sintomático Respiratório. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 realizada na semana passada (24). O Centro irá funcionar das 7 às 17 horas no prédio do PSF Central, local que até o início de abril abrigou o Hospital Municipal de Campanha. Segundo Sílvio, a medida visa atender pacientes com problemas respiratórios em único lugar. O teste para a covid-19 também será disponibilizado no espaço e, testando positivo o paciente passará novamente pelo médico para receber atestado e indicação de medicação, podendo retirar os medicamentos na Farmácia Central Cidadã Takeo Watanabe que fica ao lado.

Porém, Sílvio reforça que há necessidade do apoio de todos para frear o contágio. “Essa é uma doença que precisamos aprender a conviver, e, nesse momento, precisamos de bom senso; quem testou positivo deve evitar a circulação” diz. “Também estamos voltando com toda a estrutura anterior, com equipes visitando os pacientes em casa”, explica.

E sempre vale lembrar: quem apresentar sintomas gripais ou dificuldade respiratória deve procurar imediatamente o PSF mais próximo de sua residência.