Com o objetivo de apresentar demandas e alinhar parcerias com o Governo Federal e o Congresso Nacional, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin cumpriu agenda de trabalho nesta quarta-feira (26), em Brasília. Os secretários municipais Estevam Calvo, de Administração, e Hilton Polesello, de Governo, também acompanharam o prefeito nos compromissos.

A primeira agenda de trabalho na capital federal, foi no Congresso Nacional, onde o prefeito se reuniu com deputados e senadores da bancada de Mato Grosso. Na oportunidade, o prefeito sorrisense esteve representando o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Cidesa), do qual é presidente. Aluízio Bassani esteve representando o vice-presidente do Cidesa e prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Ari Lafin, colocou o Cidesa à disposição e ressaltou a importância do trabalho em conjunto. “Estamos formando grupos de trabalho envolvendo todos os municípios que compõem o Cidesa, com o objetivo de discutir vários assuntos importantes para a região, como a duplicação da BR-163, ferrovias, questão ambiental, desenvolvimento econômico, questões de regularização fundiária, dentre outros. Além disso, estamos colocando o Consórcio à disposição dos deputados e senadores, para discutirmos as principais demandas, por meio do Cidesa, que representa atualmente 14 municípios, alcançando uma população aproximada de 500 mil habitantes”, destacou Lafin.

O senador Wellington Fagundes enfatizou a iniciativa dos prefeitos, de estarem criando formas para buscar solucionar os problemas da região. “Parabéns aos prefeitos pela iniciativa, quanto mais trabalhar em conjunto, melhor, quem ganha com essa união é a população”, ressaltou Fagundes.

Em visita ao Palácio do Planalto, a comitiva participou de uma reunião na Casa Civil, com a presença do secretário especial de Assuntos Federativos, Erick Moura e com o assessor de Assuntos Federativos, Daniel Rodrigues, que parabenizou os municípios que estão se organizando por meio do Consórcio.

“Quero parabenizar o Ari Lafin e demais prefeitos pela iniciativa, o Governo Federal já está ciente do Consórcio, estamos à disposição para atender as demandas vindas por meio do Cidesa, queremos inclusive, fazer parcerias para realizar ações do Governo Federal, essa união entre os municípios é fundamental para o desenvolvimento da região”, enfatizou Rodrigues.

Na reunião, foram debatidos diversos assuntos, como a duplicação da BR-163, Comitê de Combate à Incêndios Florestais, recursos públicos para a região, saúde pública e meio ambiente.

O prefeito aproveitou ainda, para apresentar uma demanda encaminhada pela secretária de Assistência Social e presidente do Coegemas-MT, Jucélia Ferro, solicitando a prioridade da vacinação de prevenção à Covid-19 aos profissionais de Assistência Social, que continuam desempenhando suas funções normalmente neste período de pandemia. O mesmo pedido foi feito em prol dos motoristas, que trafegam diariamente pelas rodovias, realizando o transporte de pessoas, produtos e alimentos, pois também se encontram em situação de risco para contaminação da Covid-19.

“Agradeço aos secretários Estevam e Polesello que estiveram me acompanhando, foi um dia muito produtivo, fomos bem recebidos, tivemos a oportunidade de apresentar pautas importantes para Sorriso e toda nossa região”, concluiu Ari Lafin.