O “Desenvolve Sorriso” é realizado pelo Município em parceria com o Sistema S - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). A Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, cooperativas e instituições educacionais, bancárias e demais secretarias também participam.

Conforme Ari, o foco está nas capacitações e consultorias destinadas a qualificar e ou inspirar os empreendedores a adotarem as melhores práticas de gestão, visando o crescimento e o desenvolvimento das empresas. O programa segue um ciclo com sensibilização; diagnóstico; capacitação e acompanhamento das empresas que buscam auxílio.

“Independente de sermos vencedores nacionais amanhã, é importante compartilhar esse momento e essa conquista com nossos cidadãos, pois já nos sagramos vencedores no Estado e esse é o reconhecimento de um trabalho feito por uma grande equipe”, diz Ari.

O prefeito aproveita para agradecer aos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela estruturação do Desenvolve Sorriso “e também a todos os parceiros dessa empreitada; nós acreditamos no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico e social de Sorriso”, salienta.

Segundo o Sebrae, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi criado justamente para conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.

A participação estadual

Ao todo, 27 projetos de 18 cidades foram inscritos para disputar a premiação nas seguintes categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Empreendedorismo na Escola; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Compras Governamentais; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; e Cidade Empreendedora.

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sorriso disputou a premiação em duas categorias – Sala do Empreendedor e Inovação e Sustentabilidade – e o prefeito Ari Lafin foi o vencedor na categoria Sala do Empreendedor, com o ‘Programa Desenvolve Sorriso’.