Prefeitura Municipal de Sorriso

Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Em Brasília, ACSs e ACE de Sorriso participam de encontro nacional

Publicado em 04 de outubro de 2023 às 12:12

Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e um Agente de Combate as Endemias (ACEs) de Sorriso estão em Brasília desde ontem, 03 de outubro. Na Capital Federal, os sorrisenses Elizandra Lauxen, Tatiane dos Santos e Jhonathan Correia, participam de uma extensa programação com profissionais de todo o país.

Conforme Elizandra, os três representam todos os ACES e ACSs do Município no encontro promovido pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias (CONACS). O encontro que iniciou ontem ainda, debate questões como o piso salarial de profissionais com curso técnico; aposentadoria especial para ambas as categorias e insalubridade máxima, de 40% para ACSs e ACEs. Nesta quarta-feira, 04, será realizada uma homenagem em comemoração ao Dia Nacional das categorias.

Elizandra também pontua que o apoio dos colegas foi fundamental para que os três pudessem comparecer em Brasília. “Além dos nossos colegas, agradecemos ao secretário Luis Fábio, ao prefeito Ari e todos os demais envolvidos para que pudéssemos estar na Conferência”, diz.

Para o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, o trabalho realizado pelos ACEs e ACSs é fundamental, “são eles que estão na ponta, que tem o contato direto com o nosso cidadão, temos muito o que agradecer e valorizar o trabalho realizado por esses profissionais em nosso Município”, finaliza.

Texto: Claudia Lazarotto
SIC