Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e um Agente de Combate as Endemias (ACEs) de Sorriso estão em Brasília desde ontem, 03 de outubro. Na Capital Federal, os sorrisenses Elizandra Lauxen, Tatiane dos Santos e Jhonathan Correia, participam de uma extensa programação com profissionais de todo o país.
Conforme Elizandra, os três representam todos os ACES e ACSs do Município no encontro promovido pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias (CONACS). O encontro que iniciou ontem ainda, debate questões como o piso salarial de profissionais com curso técnico; aposentadoria especial para ambas as categorias e insalubridade máxima, de 40% para ACSs e ACEs. Nesta quarta-feira, 04, será realizada uma homenagem em comemoração ao Dia Nacional das categorias.
Elizandra também pontua que o apoio dos colegas foi fundamental para que os três pudessem comparecer em Brasília. “Além dos nossos colegas, agradecemos ao secretário Luis Fábio, ao prefeito Ari e todos os demais envolvidos para que pudéssemos estar na Conferência”, diz.
Para o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, o trabalho realizado pelos ACEs e ACSs é fundamental, “são eles que estão na ponta, que tem o contato direto com o nosso cidadão, temos muito o que agradecer e valorizar o trabalho realizado por esses profissionais em nosso Município”, finaliza.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).