Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Descentralização

Em Boa Esperança, equipe da Prefeitura confere obras e anuncia mais investimentos para o Distrito

Publicado em 17 de fevereiro de 2021 às 10:53
Saúde, educação e atendimento ao cidadão estão entre as áreas contempladas

Trabalho descentralizado e atenção especial às demandas de todos os cantos de Município. Com este foco, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o vice-prefeito, Gerson Bicego; secretários municipais e outros servidores do Executivo, cumpriram agenda ontem (16), no Distrito de Boa Esperança.

“Nossa intenção é estarmos cada vez mais próximos do cidadão, que deve receber com qualidade e agilidade os serviços públicos garantidos pela Constituição e mantidos com os recursos que provêm dele mesmo, por meio do pagamento dos impostos”, comenta o prefeito, lembrando que a unidade entre os poderes constituídos é indispensável neste processo.

A ação, que foi acompanhada pelo vereador Marlon Zanella, incluiu visita a obras em andamento e levantamento de novas demandas junto à comunidade. Conduzidos pelo subprefeito do Distrito, Volmar Lohmann, os representantes do Executivo conferiram as obras de reforma e ampliação da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Distrito, que tiveram início em junho do ano passado e deve ser concluídas neste mês.

Com um investimento de R$ 373.245,89, a unidade foi remodelada, permitindo que antigos cômodos ganhem novas funções. Com isso, a Farmácia Cidadã do Distrito, que funciona no PFS, passa a ter um acesso externo, evitando que as pessoas que vão até a unidade para buscar medicamentos circulem dentro do PSF.

Somente em 2020, mais de oito mil atendimentos foram realizados na Farmácia Cidadã, oficialmente criada pelo Decreto 245, de 30/03/2020, mas que, antes da emissão do documento, já funcionava há mais de cinco anos no PSF para atender a comunidade. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas), 708.470 medicamentos foram dispensados em 2020 para a população de Boa Esperança por meio da Farmácia Cidadã.

A comitiva também conferiu a obra de drenagem e pavimentação de vias, que está quase concluída. Para a execução de 3.964,66 metros de rede de drenagem com tubos de concreto, a Prefeitura investiu R$ 2.718.767,84, sendo que deste valor, R$ 2,5 milhões  foram obtidos por meio de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal pelo programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).  Já para a obra de drenagem de águas pluviais e pavimentação em uma área de 41.348,97 m², a Prefeitura investiu mais R$ 2.690.273,53 em recursos próprios.

Outra área observada pelo grupo foi a educação, e, a exemplo do que foi feito no Cemeis Espaço Criança, a Escola Municipal Boa Esperança deve ganhar cinco novas salas de aula. No Cemeis, o investimento de quase R$ 600 mil resultou na construção de quatro salas de aula, um banheiro fraldário, um banheiro infantil e uma área de recreação, ampliando assim a capacidade de atendimento no local e também trazendo melhores condições de trabalho para a equipe de servidores da unidade.

Outro local que também deve passar por ampliação e melhorias é a sede da subprefeitura. “Já alocamos recursos na ordem de R$ 500 mil para a obra, que vai resultar em um ambiente mais amplo e confortável para o atendimento aos cidadãos, assim como um local de trabalho melhor para nossos servidores”, destaca Ari.

Uma academia ao ar livre e ações de paisagismo em áreas públicas do Distrito também fazem parte da lista de ações que serão implantadas em Boa Esperança, que fica a 140 quilômetros de distância da sede do Município.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza