A coordenadora de Atenção Odontológica do Município, Luciana Bussolaro, pontua que todo e qualquer atendimento na área passa primeiro pelas salas das Unidades Básicas de Saúde. “Tudo começa nas unidades com a realização de atendimentos que envolvem limpeza, restaurações e depois se houver necessidade, o paciente é encaminhado para o CEO, para tratamento de especialidades”, explica. Hoje, Sorriso conta com 39 profissionais atuando na rede; 29 nos PSFs e 10 especificamente no CEO.

A porta de entrada para qualquer atendimento da rede é a Unidade Básica de Saúde (UBS)

Já no CEO são dez profissionais atendendo diariamente, de segunda a sexta-feira. São cinco consultórios em que são ofertados pela rede municipal de saúde tratamentos de periodontia -  tratamento de gengivas; estomatologia que é o diagnóstico com ênfase na detecção de câncer bucal;  cirurgia oral menor como o procedimento de retirada de 3° molares, entre outras; endodontia que é tratamento de canal; prótese dentária com confecção e colocação de prótese total e parcial; e raio X.

E além de todos esses serviços, a equipe realiza também o atendimento a portadores de necessidades especiais: como doenças crônicas, distúrbios do comportamento, de comunicação, transtornos psiquiátricos e síndromes, dentre outras. “Nossa equipe realiza um trabalho lindo voltado aos alunos da APAE que são atendidos no CEO; digo que é lindo porque para isso é necessário ter muito cuidado, conhecer cada um, ter interação entre o profissional e o paciente”, completa.

“A busca é por ofertar o melhor serviço e solucionar o problema de quem nos procura, evitando complicações futuras”, frisa a coordenadora. Afinal, “sorrir de orelha a orelha” deixa o dia muito mais bonito, não é não?