O prefeito Ari Lafin recebeu nesta quinta-feira (26), em seu gabinete, a equipe da Ouvidoria, que atua diretamente no canal de comunicação entre o usuário e a Administração Municipal. O setor é responsável por receber solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios, de modo a estimular o controle social.
Na oportunidade, o gestor evidencia a importância desse trabalho em Sorriso que tem contribuído significativamente nas melhorias em Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança, e demais esferas da Administração Pública.
“Não conseguimos alcançar todos os problemas e necessidades de uma sociedade sem a ouvidoria fazendo essa ponte. Esse é o modelo de gestão que, com muita luta conseguimos alcançar, e ser referência em muitos setores, fazendo com que o cidadão tenha voz, tenha vez, e participação nos resultados”.
Gilmar Ribas de Campos, Ouvidor do Município, destaca que esse trabalho não é feito somente pelo canal interno, mas, com escutas também de forma externa, através da Ouvidoria Itinerante, que por sinal, tem apresentado melhorias nos gráficos de avaliação de satisfação dos usuários.
“Ao receber as solicitações, nós estipulamos um prazo de 30 dias para responder o demandante, podendo ser prorrogado de forma justificada, uma única vez, por igual período. E uma das exigências dessa gestão é cobrar o cumprimento desse prazo e dar o retorno em tempo hábil ao cidadão, outra forma de nos aproximar da sociedade são as visitas domiciliares, que acontece de forma itinerante, por meio da Ouvidoria”.
A Ouvidoria Itinerante tem o objetivo de receber manifestações, registrar as demandas, gerar os protocolos, e encaminhá-las aos órgãos/gestores responsáveis para o conhecimento e prestação de esclarecimentos.
A Ouvidoria funciona através do telefone 150, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou, de forma presencial no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.