Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
O primeiro domingo de fevereiro (dia 7) será marcado por eleições em Sorriso. Desta vez, o objetivo é escolher os representantes das Associações de Moradores de Bairros (AMB) do município para o biênio 2021/2023. Os líderes comunitários que tiverem interesse em representar o bairro onde moram devem procurar a Casa dos Conselhos e preencher a ficha cadastral com o nome do candidato à presidente, vice-presidente (que acumula a função de secretário), primeiro-tesoureiro; e três representantes para o conselho fiscal da chapa.
No caso de cadastramento de apenas uma chapa, esta será eleita por aclamação. O prazo para cadastramento das chapas segue até as 17 horas do dia 1.º de fevereiro e os profissionais da Casa dos Conselhos estão à disposição para tirar dúvidas e orientar os cidadãos interessados em exercer a liderança comunitária. Duas semanas antes do pleito, no site da Prefeitura (site.sorriso.mt.gov.br), será publicado o edital com todos os detalhes do processo eleitoral.
Dos 97 bairros cadastrados junto ao Departamento de Tributação do município, 29 contam com associações de moradores ativas. “Esta é a oportunidade para que os vizinhos se mobilizem, se organizem comunitariamente para poder avançar em melhorias para os bairros onde moram, facilitando assim processos e otimizando a relação com os poderes públicos constituídos”, destaca o responsável pela Casa dos Conselhos, Celso Marcon.
A Casa dos Conselhos funciona na Rua das Videiras, n.º 1100, na região Central, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone é o 3544 7766.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).