“Entre o Sonho e o Desafio do Educador”. Com este tema, o educador Jairo de Paula palestrou em Sorriso na noite desta terça-feira (1.º) para 550 professores e estagiários das redes municipal, estadual e particular.

“Somos professores do século XX, formados com conteúdos do século XVII, XVIII e XIX, para trabalhar com alunos do século XXI. Esse é o desafio dos nossos professores, mas eles têm competência, pois trabalhar diante de tantas adversidades só sendo muito bom mesmo”, admitiu de Paula.

A palestra trouxe ferramentas para os professores trabalharem com a geração Alfha (nascidos a partir de 2010) e geração Z (nascidos por volta dos anos 1990 e década de 2000 em diante).

Segundo a Secretária de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Korbes Drechesler, os professores do município merecem um palestrante de nível internacional como Jairo de Paula. “Esta é uma das formas de proporcionarmos cursos de aperfeiçoamento a quem escolheu por profissão a missão de educar”, salientou.

O vice-prefeito, Professor Gerson Bicego, presente à palestra, ressaltou que a Administração Municipal se empenhou para oferecer este curso de aperfeiçoamento no retorno às aulas. “A qualificação é fundamental. Acreditamos muito na qualificação. Recentemente tivemos uma valorização financeira de 12% aos nossos professores. Poucos municípios brasileiros tomaram esta medida. É administrando assim que levamos uma educação de qualidade aos nossos filhos”, garantiu.

A estagiária Edivânia Patrícia da Silva ressaltou que a palestra contribuiu muito para sua formação profissional e pessoal. “Aprendi como administrar os conflitos em sala de aula, e até problemas pessoais”, frisou.

Já a professora Ingrid de Souza Mota classificou a noite como excelente. “A palestra vai modificar muito a nossa prática em sala de aula e também como ser humano. Ele mexeu com a essência da gente, que é o amor”.

Jairo de Paula tem mais de 15 livros publicados, é professor e doutor em Psicanálise. Graduado em Economia, de Paula se aventurou também pelas artes, tendo especialização em “Artes Cênicas” e “Musicoterapia”. Também é mestre em Educação e Psicanálise e pós-graduado em Marketing Empresarial e Psicopedagogia. Em 2008, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro e em 2011, o Prêmio Benemérito Educacional Professora Gildecina Bezerra.