Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), informa que o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) estará fechado aos domingos. O local onde podem ser levados resíduos de construção civil, podas, e jardinagem; móveis e eletrodomésticos inservíveis, assim como outros entulhos, permanece aberto de segunda a sábado, das 6h às 18h.
A medida, que já vale para este domingo (5), leva em conta o princípio da economicidade, visto que é baixa a movimentação no DMEG neste dia da semana e há custo para manter uma equipe no local, garantindo assim a organização e fiscalizando a disposição dos resíduos.
Portanto, já sabe: quer limpar o quintal, fazer aquela faxina nos entulhos em casa, trocou o sofá ou deu adeus à geladeira antiguinha? Para levar estes materiais ao DMEG, somente de segunda a sábado. Vale lembrar que a Prefeitura faz a coleta de resíduos sólidos em todos os oito setores em que a cidade foi dividida. É ficar de olho no calendário e aproveitar a oportunidade!
E lembre-se: destinar o que você não usa mais pode gerar renda para muitas famílias. Além da equipe mantida pela Prefeitura para garantir um descarte organizado, muitos catadores trabalham no DMEG e tiram o sustento vendendo o que pode ser reciclado.
O DMEG está localizado na Estrada Vicinal E, na saída para Ipiranga do Norte, pertinho da Cearpa. Dúvidas sobre a coleta de resíduos? Ligue 150. Neste número é possível obter informações sobre os serviços ofertados pela Prefeitura, assim como fazer críticas ou elogios.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).