A ambulância, tipo B, avaliada em R$ 330 mil, é equipada com suporte básico e integra o pacote de veículos para a saúde adquiridos desde o início de 2023 pela Prefeitura Municipal.

Também foi entregue um veículo spin, orçado em R$ 135 mil, resultante de uma emenda impositiva do vereador Diogo Kriguer. O veículo já está à disposição para uso no transporte de pacientes em situações como consultas e procedimentos em que não há necessidade de transporte com ambulância.

Outra novidade é a oferta do serviço de coleta para exames laboratoriais que passa a ser feito por um laboratório no próprio Distrito, sem a necessidade deslocamentos para o centro. “A meta é aproximar os serviços da saúde da população sem a necessidade de deslocamentos na BR”, frisa o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Também foi oficialmente entregue a extensão do Centro de Reabilitação Renascer (CRR) do Distrito de Primavera. A equipe do Renascer já vem atendendo a comunidade há cerca de dois meses. Assim como na área central, a extensão no Distrito é voltada ao tratamento de traumas pós-operatórios, prevenção e promoção à saúde. Todos os equipamentos são novos e foram montados em um espaço próprio para o funcionamento da extensão.

Os equipamentos disponibilizados para o uso no Distrito integram uma lista de mais de RS 2 milhões em investimentos para o Renascer. O valor total foi usado para a aquisição dos equipamentos da área central – perdidos em um incêndio e também para os distritos de Boa Esperança e Primavera. O último lote foi recebido recentemente, no início do segundo semestre de 2023 e instalado em Primavera.

Luis Fábio pontua que Primavera conta com o mesmo serviço e tratamento ofertados na sede do Município. “Nos dois espaços há equipamentos e equipes qualificadas e preparadas para atender a nossa população com muita humanidade e profissionalismo”, diz. O atendimento no Distrito é ofertado duas vezes na semana.

Assim como na sede do Município, todos os pacientes atendidos na unidade do Distrito de Primavera, são encaminhados ou pelo PSF ou por uma unidade hospitalar. “Nossa busca é pro aproximar e ofertar cada vez mais os serviços da saúde da população”, finaliza Ari.