“Sem dúvida, a educação é ferramenta indispensável para reforçar a importância de olhar com muito respeito para nossos recursos naturais, até porque a atividade agrícola só se sustenta quando é desenvolvida desta forma, com respeito aos recursos, com o correto manejo de insumos e muito trabalho”, destacou o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego.

Na semana passada, no Cras São Domingos e na Escola Municipal Leonel Brizola, a equipe de Educação Ambiental do Eco Sorriso, o programa que reúne ações de Sustentabilidade da Prefeitura, também palestrou às crianças e adolescentes destas unidades.

Limpeza

Enquanto algumas turminhas aprendiam a plantar e cuidar, ou estava focada em limpar: o Rotary Club de Sorriso liderou mais uma ação de limpeza do Rio Lira.

No próximo sábado (11), um grupo da FS Bionergia também vai se unir a equipes da Administração Municipal para um mutirão de limpeza de áreas públicas, com destaque para a  Área Verde Central.

Sustentabilidade

Além das atividades alusivas à data, continuamente, por meio do Eco Sorriso, a Prefeitura também tem reforçado as ações de destinação correta dos resíduos gerados no Município por meio da reciclagem, seja com a coleta de recicláveis porta a porta, seja com os ecopontos.

“É um processo contínuo de mostrar à população como funciona a reciclagem e que, para que possamos avançar neste processo, é preciso um pouco de dedicação e cuidado”, destaca o coordenador do programa, Diogo Martins.

Ainda na semana passada, a equipe do Eco Sorriso deparou-se com o ecoponto do Vila Romana tomado de lixo orgânico, o que inviabiliza todo o processo. Nestes locais, só podem ser levadas embalagens de plástico, papel, papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, embalagens tetra pak ( caixinhas de suco e leite), e vidro. Ah, só reforçando: todos os recicláveis devem estar sem resto de alimentos, e, no caso, do vidro, deve ser disposto com cuidado para evitar acidentes na coleta.

A equipe de Educação Ambiental do Eco Sorriso deve reforçar as ações de orientação aos moradores da região, evitando que situações assim voltem a se repetir.