“É uma redução progressiva, de 21,5% se compararmos com o mês de maio. Esses dados evidenciam que os trabalhos de abordagem preventiva e educativa nas ruas, escolas e empresas, bem como a sinalização e conscientização de motoristas e transeuntes tem apresentado um resultado positivo. Agradecemos também o apoio das forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros nas operações que temos realizado”, pontua o coordenador do departamento, Márcio Pires.

Além das 69 situações que envolveram vítimas e demandaram atendimento do Corpo de Bombeiros, com apoio do Departamento de Trânsito, também foram registrados 64 acidentes sem vítimas, “nesse caso são colisões com danos materiais que vão desde pequena, média ou  grande monta”, destaca Pires. O coordenador acrescenta que o foco do Departamento para reduzir o número de acidentes, é investir, cada vez mais, na educação de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Para isso, continua o trabalho com palestras nas escolas, Cemeis e empresas.

Também integram o leque de ações do Departamento ações educativas e preventivas, como abordagens de condutores. Entre as principais situações estão o fato de o condutor estar sem o cinto de segurança; realizar conversões em locais proibidos; estacionar em local irregular; dirigir falando ao celular e transportar crianças sem observar as normas de segurança estabelecidas. “Nossa intenção é sempre atuar de forma preventiva, para que condutores e pedestres possam ir e vir de forma segura e ordenada”, comenta Pires.

Cabe ainda aos agentes de trânsito, entre outras atividades, a emissão de credenciais para estacionamento especial (idosos e portadores de necessidades especiais), e vistorias em veículos que fazem o transporte de passageiros, como táxis, mototáxis, ônibus e vans escolares. Somando todas as ações foram contabilizados 1.081 atendimentos em julho.

Para o cidadão que necessita qualquer serviço, a sede do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito de Sorriso fica na Rua Rio Grande do Sul, 213, Benjamim Raiser, com atendimento administrativo das 7 horas às 13 horas. O telefone é o 153 ou o 3544 3563.