Aumentou o número de acidentes em Sorriso nos primeiros meses do ano. Em janeiro, foram 116 ocorrências, sendo 73 computados pelo  departamento responsável por este trabalho na Prefeitura, o Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT),  e as demais 43 pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM). Já em fevereiro, o número subiu para 130, sendo a maioria com vítimas, visto que 74 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e as demais pelos agentes municipais de trânsito. No mês de março, foram 160 acidentes catalogados, em que 71 demandaram o atendimento do Corpo de Bombeiros e 89 do Departamento de Trânsito.

Ações já vêm sendo implantadas pelo Departamento para tentar reduzir esses números. Uma delas é o reforço na realização de palestras orientativas. “O condutor, o ciclista, o pedestre, enfim, todos os usuários do trânsito que conhecem as regras e as colocam em prática, certamente atuam de forma preventiva e defensiva, evitando a ocorrência de acidentes ou minimizando suas conseqüências”, aponta o coordenador Márcio Pires.  De fevereiro até esta terça-feira (25), mais de 400 pessoas puderam passar pela orientação dos agentes de trânsito.  As palestras foram realizadas em empresas e também no Centro de Eventos Ari José Riedi, para os motoristas que atuam na Administração Municipal de Sorriso.

A atuação dos agentes em blitze, sejam educativas ou punitivas, também deve ser intensificada, assim como o reforço na formação de condutores mais conscientes. As palestras serão levadas às escolas e também deve entrar em funcionamento o projeto do agente de trânsito mirim. “A ideia é, depois de trabalhar nas escolas o tema do trânsito seguro, permitir que um grupo de alunos possa acompanhar diretamente a atuação dos agentes de trânsito”, comenta.

Sobre o Departamento

Os agentes de trânsito atuam no perímetro urbano de Sorriso e também nas estradas vicinais para o registro de boletins de acidente. Cabe ainda ao Departamento a emissão e a renovação das credenciais para utilização de vagas especiais de estacionamento.  O Departamento fica na Rua Noel Rosa, 465, Jardim Alvorada, e o  atendimento administrativo é das 7h às 13 horas. O telefone é o 153 ou o 3544 3563, com atendimento nas 24 horas do dia.