Conforme o diretor do departamento de Cultura, Jarbas Sokolowski, o incentivo contempla a execução de obras artísticas, além dos viadutos, na Torre do Marco Zero e na Biblioteca Monteiro Lobato, entre outros pontos que ainda estão sendo definidos.

Os artistas sorrisenses Nonato e Thais Gomes foram os vencedores do edital para a pintura dos viadutos, com as temáticas “Teles Pires” e “Árvores do Cerrado”. O prazo para entrega das obras é estimado em 45 dias, levando em consideração as condições climáticas. “Buscamos autorização junto ao DNIT para que pudéssemos fazer essa pintura nos viadutos. O projeto terá a parceria das secretarias de Obras e Serviços Públicos, que fará a lavagem dos viadutos para receberam as primeiras camadas de tintas; e Segurança Pública,Trânsito e Defesa Civil , que ficará responsável por garantir a sinalização da rodovia no perímetro urbano”, explica o diretor do departamento.

Para a secretária-adjunta de Educação e Cultura, Marisa Netto, as obras de arte que o projeto contempla demonstram o DNA cultural de nossa cidade. “É uma forma de mostrar para todos que passarem por Sorriso o lindo trabalho de nossos artistas locais”, diz.

Como incentivo à cultura no período de pandemia, foram lançados onze editais no segundo semestre do ano passado e disponibilizados R$ 610.865,00, captados pela Lei Aldir Blanc. Os finalistas começaram a receber os recursos ainda no início do mês de novembro. Além disso, foram aplicados R$ 458 mil de recursos próprios municipais em três editais. No total, 51 artistas sorrisenses e mais dez entidades jurídicas foram contemplados. Conforme o diretor de Cultura, além dos artistas diretamente beneficiados, os valores beneficiaram ainda cerca de 400 pessoas que participaram dos editais de eventos realizados com o apoio do Promic. “Buscamos contemplar a arte em suas mais diversas áreas durante o período da pandemia. Agora, estamos dando início a execução dessas obras nos viadutos, que deixarão nossa cidade ainda mais bela”, reforça Jarbas.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, destacou também a importância desse programa de incentivo. “Fomentamos a cultura durante o período de pandemia, auxiliando nossos artistas locais que tanto precisavam e, com isso, estamos conseguindo deixar nossa cidade mais bonita e repleta de arte”, salienta.